Twitter Revista Staff   Facebook Revista Staff   Youtube Revista Staff
 

Política

   

Escrito por Revista Staff

Jonas Donizette, prefeito eleito de Campinas

Jonas nasceu em Monte Belo, Minas Gerais, em 25 de junho de 1965, tendo mudado para Campinas em 1969. Começou como radialista em 1985, na rádio Jornal de Limeira. Sempre na frequência AM, trabalhou ainda na rádio Nova Sumaré e nas rádios Central, Globo e Educadora de Campinas (atual rádio Bandeirantes, onde foi diretor artístico entre 1992 e 2004)

Começou sua carreira política em 1992, pelo PSDB, quando foi eleito vereador para a Câmara Municipal de Campinas com 5.123 votos. Foi reeleito em 1996, ainda pelo PSDB, com a expressiva votação de 19.457 votos, tornando-se o vereador mais votado naquela eleição. Em 2000, pelo PSDB, foi eleito com 18.655 votos, novamente o mais votado em Campinas, para cumprir seu 3º mandato. Em 2001 foi eleito vice-presidente da Câmara.

Durante seu terceiro mandato, saiu do PSDB e filiou-se ao PSB em 2001.

Em 2002, pelo PSB, elegeu-se deputado estadual com a marca de 39.095 votos, reelegendo-se em 2006 para seu segundo mandato na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo com89.347 votos. Entre março de 2005 e março de 2006 e entre março de 2008 e março de 2009, Jonas Donizette exerceu a liderança da bancada do PSB na Assembléia Legislativa.

Entre 2003 e 2005, foi nomeado vice-presidente e presidente da Comissão de Cultura, Ciência e Tecnologia da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

Em 2004 concorreu pela primeira vez ao cargo de prefeito em Campinas, ficando em 4º lugar. Em 2008 concorreu novamente ao cargo, ficando em 3º lugar.

Em 2010 concorre ao cargo de deputado federal por São Paulo, eleito com a expressiva votação de 162.144 votos. Em 02 de março de 2011, assumiu a presidência da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados, exercendo-a até março deste ano, quando afastou-se para concorrer à Prefeitura de Campinas, vencendo o pleito em disputa no 2º turno.

O socialista Jonas Donizette vence o 2º turno com 57,69%

O candidato do PSB à prefeitura de Campinas, deputado federal Jonas Donizette, pela coligação Toda Força para Campinas, é o novo prefeito da cidade, tendo obtido 57,69% dos votos válidos (315.488 votos), contra 42,31% do oponente Márcio Pochmann, do PT..

Propostas reafirmadas no último debate

No último debate dessas eleições, realizado na sexta (26/10) pela EPTV, afiliada da rede Globo em Campinas, Jonas Donizette detalhou e reafirmou as principais propostas de seu programa de governo, agora o escolhido pela maioria da população.

Segundo o socialista, elas envolvem políticas públicas de qualidade e, principalmente, um governo sério e honrado para Campinas.

Segurança

A questão da violência urbana foi o primeiro tema abordado no debate. Jonas afirmou que o prefeito pode fazer muito para melhorar a segurança, como o reforço da iluminação pública e a limpeza de terrenos abandonados.

Mais que isso, Jonas disse que vai aumentar a presença da Guarda Municipal nas ruas e implantar os projetos Cidade Segura e Vizinhança Solidária em parceria com as forças policiais do Estado.

Esportes e Cultura

Jonas reafirmou que vai fortalecer a Secretaria de Esportes: “O Plano Nacional de Cultura, sancionado pelo presidente Lula, prevê que cidades com mais de 500 mil habitantes tenham um órgão exclusivo para receber as verbas do setor”, alertou Jonas: “No nosso governo, Cultura e Esportes estarão fortalecidos”.

Saúde e Educação

Para a área de saúde, já no primeiro ano de governo, Jonas reafirmou o compromisso de completar as equipes de atendimento na rede básica e terminar as obras paralisadas. Também vai abrir duas AMEs (Ambulatórios de Especialidades Médicas) em parceria com o Governo do Estado e duas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) em convênio com o Governo Federal.

Na educação, Jonas disse que vai zerar o déficit de vagas com o programa Creche 100% e implantar os Núcleos da Esperança, que oferecem ensino integral aliado a programas de esporte, lazer e cultura.

Ônibus e Radares

Jonas destacou que a proposta do Bilhete Único Ampliado de duas horas não vai gerar qualquer custo adicional à prefeitura. Assim não será necessário remanejar verbas de setores essenciais como saúde e educação para subsidiar empresas de ônibus.

O candidato do PSB também reafirmou que vai combater a indústria da multa alimentada pelo sistema de radares urbanos. Jonas enfatizou que a empresa que opera o sistema de fiscalização eletrônica está sob suspeita de fraudes em vários municípios do País. “O caso foi até tema de reportagem no Fantástico, mas mesmo assim, essa empresa foi contratada, isso é inadmissível”, considerou: “Vou reduzir o número de radares e enfatizar a educação no trânsito”.

Com fortes críticas à administração anterior, o deputado também comprometeu-se a dar mais transparência na administração, já que a cidade viveu o maior escândalo político de sua história, quando, no último ano, dois prefeitos foram cassados, acusados de ligações com um esquema de corrupção.

As propostas de Donizette apoiavam-se, sobretudo, na idéia de unir forças do Governo do Estado, Governo Federal e Município.

Nós, da Revista STAFF, parabenizamos o prefeito eleito, Jonas Donizette, desejando que possa fazer um excelente governo para toda nossa cidade


Notícias relacionadas

Novas regras sobre o crime de lavagem de dinheiro.

lavagem de dinheiro se distingue por processos comerciais e financeiros com a finalidade de transformar dinheiro, bens, direitos ou valores de atividades ilícitas em lícitos...

A transparência dos impostos chega ao Brasil.

Uma das grandes reclamações dos empresários e consumidores brasileiros diz respeito à elevadíssima carga tributária incidente sobre os produtos e serviços, o que faz com que os...

Deputada Aline Corrêa é homenageada com o prêmio Cidade de Campinas

As 35 personalidades que mais se destacaram em Campinas em 2012 foram premiadas na noite desta segunda-feira (3). A cerimônia de entrega do Prêmio “Cidade de Campinas” teve início às 19h30, no Tênis Clube de Campinas, no Cambuí.

Cargos Políticos e suas funções

O Brasil realizou no último mês de outubro as eleições para alguns cargos políticos da União e dos Estados. O Distrito Federal é a sede que se localiza a maioria dos cargos que organizam o regime de colaboração no país seja no âmbito executivo ...


> Ver todas



Voltar
Twitter Revista Staff

Acontece   |   Beleza e Estética   |   Comportamento   |   Gastronomia   |   Nutrição   |   Moda   |   Política Saúde   |   Esporte   |   Turismo


Home   |   Apresentação   |   Editoriais   |   Comercial   |   Parceiros   |   Vídeos   |   Cobertura Vip   |   Contato


Copyright © 2024. Revista Staff. Todos os direitos reservados. Contato: (19) 3236-6661