Escrito por Revista Staff

Polo Aquático

Considerado um dos esportes mais completos!

Considerado um dos esportes mais completos, o polo aquático não é muito difundido no Brasil, mas vem ganhando cada vez mais espaço entre os atletas.

É um desporto coletivo, semelhante ao princípio básico do handebol. As equipes devem tentar jogar a bola dentro da baliza adversária, defendida pelo guarda-redes, mas é praticado dentro de uma piscina.

Foi criado no século XIX (por volta de 1870), na cidade de Londres, porém há relatos que indicam que o desporto era praticado desde o século XVIII, principalmente na Inglaterra e Escócia. Recebeu o nome de polo já que os primeiros jogadores atuavam montados em barris que pareciam cavalos e acertavam a bola com uma marreta. A disciplina apareceu nos Jogos Olímpicos de Paris em 1900, somente na vertente masculina, sendo realizada a inclusão das mulheres apenas em 2000.

As duas regras básicas oficiais são: a bola não pode ser segurada com as duas mãos juntas por qualquer jogador com exceção do guarda-redes; a bola não pode ser afundada por qualquer jogador quando atacado.

Diferentemente do futebol onde não há limite de tempo, no polo aquático as equipes devem executar as suas jogadas em 30 segundos. O jogo é dividido em quatro partes de 8 minutos de tempo útil (o tempo para sempre que a bola sai dos limites da piscina; um técnico ou capitão pede tempo; ocorre alguma falta ou um dos árbitros assinala alguma coisa com um apito).

As equipes são formadas por 13 jogadores. Jogam 7 jogadores de cada equipe sendo um guarda- redes e seis jogadores de linha, que podem ser substituídos durante o desenrolar da partida, durante os pedidos de tempo ou quando for gol. Seis jogadores são os suplentes que podem entrar durante o desenrolar da partida, durante pedidos de tempo ou quando for gol, substituindo jogadores que estavam em jogo.

A bola deve ser conduzida, tocada ou manejada por qualquer parte do corpo dos jogadores de linha, exceto as duas mãos simultaneamente e/ou qualquer das mãos em que o punho esteja fechado (socar a bola).

Guarda-redes podem socar a bola, pegar com as duas mãos e colocar os pés no chão, isto somente se não estiver de posse da bola.

Cada partida é dividida em quatro tempos de 8 minutos cada. Quando há empate em partidas eliminatórias, há prorrogação e, se continuar empatada, ocorre a disputa por pênaltis (cinco cobranças de cada lado).

Entre as melhores equipes mundiais estão a Hungria, Sérvia, Montenegro, Espanha, Rússia, Itália, Croácia entre outras; o Brasil ainda está engatinhando. No lado feminino temos também grande destaque para os Estados Unidos.

A FINA (Federação Internacional de Natação) é o organismo internacional responsável pela organização de eventos e campeonatos de polo aquático a nível mundial. No Brasil, a CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) realiza campeonatos e organiza o desporto em nosso país.

A competição de polo aquático mais importante é a Liga Mundial. O Campeonato Mundial, outra competição importante do calendário deste desporto, é realizado a cada dois anos. A FINA também realiza, a cada 4 anos, o Campeonato do Mundo de Polo Aquático. O polo aquático também faz parte do quadro de desportos dos Jogos Olímpicos.